Artes na educação: A importância das Artes na escola - Atividades de Artes para o 8.º EJA

A importância da Arte na educação

EMEFEM Luiz Joaquim dos Santos
Componente Curricular: Artes
Professora: Luciene
Turma: 8.º EJA
Semana 3  Aula 03  Dia: 01 / 06 / 2020
Tema: Educação

OBSERVAÇÃO: Copie todo o texto e o exercício no seu caderno.

LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO

O que é Educação e qual a sua importância? 


A Educação possui impacto em todas as áreas de nossa vida. 

Educação é um direito fundamental que ajuda não só no desenvolvimento de um país, mas também de cada indivíduo. Sua importância vai além do aumento da renda individual ou das chances de se obter um emprego. É pela Educação que aprendemos a nos preparar para vida. 

Artes na educação: A importância das Artes na escola 


A arte tem um papel fundamental para o desenvolvimento humano. Ela faz bem para a saúde e para a mente. 

Quanto mais cedo se tem contato com esse campo, mais uma pessoa pode desenvolver talentos em determinado recurso, daí se vê a importância da arte na educação. 

A Arte tem por objetivo promover uma educação humanizadora e transformadora, construindo formadores de opinião 

O estudo da arte é importante porque auxilia no desenvolvimento de diversas habilidades e dimensões. São 6 as habilidades e dimensões do estudo de Artes: 

– Criação – o fazer artístico, apreender o que está em jogo durante o processo. É a dimensão da criatividade. 

– Crítica – Impressões que o sujeito tem e o leva a novas compreensões. Envolve a capacidade de formular discursos e conceitos através da linguagem verbal, a partir da vivência ou estudo de produções nas linguagens visuais, audiovisuais, corporais e musicais, podendo envolver aspectos estéticos, políticos, históricos, filosóficos, sociais, econômicos e culturais. 

– Estesia – Experiência sensível em um dos sujeitos em relação ao espaço. Articula sensibilidade e percepção. Refere-se à experiência sensível dos sujeitos em relação ao espaço, ao tempo, ao som, aos cheiros, aos sabores, às imagens, ao movimento, ao próprio corpo e aos diferentes materiais. Trata-se de desenvolver uma forma de conhecimento do mundo e de si mesmo a partir da vivência de experiências. 

– Fruição – Promover sensibilização durante a prática artística. A fruição estética é o ato de tirar prazer daquilo que possui um formato artístico, seja pela sua beleza e feiura, ou pelos sentimentos que despertam nos seus admiradores, como a raiva, tristeza, alegria, revolta e etc. 

– Reflexão – Processo de construir argumentos sobre as fruições. Esta dimensão está relacionada à atitude de analisar, interpretar e construir argumentos. 

– Expressão – Esta dimensão refere-se à capacidade de exteriorizar as subjetividades por meio das linguagens e procedimentos artísticos de forma pessoal ou coletiva, ou seja, expressar ideias, sentimentos e afetos.

EXERCÍCIO SOBRE O TEXTO
Entrega dia 08 / 06 / 2020

- Responda ao questionário e não esqueça de clicar em ENVIAR:

Bons estudos
Post Anterior Próximo Post
Sem Comentário
Adicione seu Comentário
comment url