Democracia no Brasil e Responsabilidade Social Individual

EMEFEM Luiz Joaquim dos Santos
Componente Curricular: Artes
Professora: Luciene Castor Dantas Quintão
Turma: 8.º EJA
Semana 24 – Aula 21 – Dia: 26 / 10 / 2020
Tema: Democracia e Responsabilidade Social

O B S E R V A Ç Õ E S:

- NÃO precisa copiar o texto no caderno, mas C O P I E os Exercícios para a correção no seu caderno a fim de verificar seus acertos e erros.
- Não será preciso enviar foto do exercício respondido, pois você deverá respondê-lo no formulário que se encontra nesta postagem. Porém, caso não consiga preencher o formulário e enviar, tire foto do exercício e envie no meu privado.
- Após responder ao questionário, clique em ENVIAR.

TEXTO NORTEADOR

Democracia no Brasil


Democracia é um tipo de organização social no qual o controle político é, teoricamente, exercido pelo povo. Resulta em um sistema governamental que se forma pela livre escolha de governantes pela maioria da população, por meio de votação.

O Brasil, depois de 20 anos de ditadura, iniciou sua transição democrática com eleições livres, elegendo, pelo voto indireto, o primeiro presidente, José Sarney, em 1985.

Em 1988, uma nova Constituição foi promulgada e garantiu a democracia em seu primeiro parágrafo:

"Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição."

O primeiro presidente eleito democraticamente no novo período foi Fernando Collor de Melo, nas eleições presidenciais de 1989.

No Brasil, os cidadãos elegem:

- Vereadores - Cargo do Poder Legislativo municipal;
- Deputados Estaduais - Cargo do Poder Legislativo estadual;
- Deputados Federais - Cargo do Poder Legislativo federal (câmara dos deputados/câmara baixa);
- Senadores - Cargo do Poder Legislativo federal (senado federal - câmara alta)
- Prefeitos - Cargo do Poder Executivo municipal;
- Governadores - Cargo do Poder Executivo estadual;
- Presidente da República - Cargo do Poder Executivo federal.

Principais direitos e deveres do cidadão brasileiro


DEVERES

- Respeitar e cumprir a legislação (leis) do país;
- Escolher, através do voto, os governantes do país (presidente da República, deputados federais e estaduais; senadores, prefeitos, governadores de estados e vereadores);
- Respeitar os direitos dos outros cidadãos, sejam eles brasileiros ou estrangeiros;
- Tratar com respeito e solidariedade todos os cidadãos, principalmente os idosos, as crianças e as pessoas com deficiências físicas;
- Proteger e educar, da melhor forma possível, os filhos e outras pessoas que dependem de nós;
- Colaborar para a preservação do patrimônio histórico-cultural do Brasil;
- Ter atitudes que ajudem na preservação do meio ambiente e dos recursos naturais.

DIREITOS

- Direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade;
- Direito à educação, saúde, moradia, trabalho e lazer;
- Proteção à maternidade e à infância;
- Liberdade de manifestação de pensamento, sendo vedado o anonimato;
- Seguir a crença religiosa que desejar;
- Exercer a profissão que quiser, respeitando as exigências relacionadas às qualificações profissionais;
- Não ser tratado de forma desumana ou degradante. Não ser submetido a atos de tortura física, psicológica ou de qualquer outra natureza.

Responsabilidade Social Individual


Possuir responsabilidade social individual é conseguir se colocar no lugar do outro mesmo em momentos de crise. É também praticar a empatia, independente do próprio sofrimento. Exige enxergar além da própria dor, dos próprios dilemas e se importar com o outro de forma genuína e natural. É entender a importância do coletivo, do todo.

Vamos a alguns exemplos de responsabilidade social individual que podem ser praticadas na quarentena:

1. Repense sobre seu papel na sociedade - Observe quais as possíveis formas pode fazer a diferença na vida de outras pessoas, do planeta, dos animais e de tudo que faz parte de sua vida seja indireta ou diretamente.

2. Repense sobre o poder de sua influência nas redes sociais para o coletivo - A responsabilidade social individual não se resume somente ao fato de fazer reciclagem, tornar-se vegano, não roubar, não infligir leis ou praticar alguma forma de solidariedade, vai bem além, a forma como você influencia através das redes sociais seja positiva ou negativamente também é uma responsabilidade social.

3. É se tornar o melhor cidadão que puder mesmo quando estiver sozinho - É agir eticamente mesmo quando não há plateias para aplaudir. E também comunicar a importância de cada ação individual. É se importar em fazer o possível para deixar de herança para nossos filhos e netos um mundo muito melhor do que o que encontramos. É preciso se tornar realmente consciente de nossas responsabilidades sociais e não praticá-las somente para nos sentirmos socialmente aceitos.

4. É cuidar da sua família - Todos fazemos parte de alguma família e as diversas famílias pelo mundo foram uma grande família. Mas para que essa grande família que chamamos de mundo torne-se um lugar bom de se viver, é preciso que a harmonia passe a fazer parte da realidade. É como diz a famosa frase, “Se você deseja mudar o mundo, vá para casa e ame sua família”. Porque somente o amor é capaz de formar cidadãos empáticos capazes de fazer escolhas que beneficiem a sociedade de forma geral, além de si mesmo.

EXERCÍCIOS SOBRE DEMOCRACIA E RESPONSABILIDADE SOCIAL
Entrega até o dia 02 / 11 / 2020

Responda ao questionário e não esqueça de clicar em ENVIAR: