A cidadania enfocando os valores morais e éticos - Atividades de Artes para o 8.º EJA

A cidadania enfocando os valores morais e éticos

EMEFEM Luiz Joaquim dos Santos 
Componente Curricular: Artes  
Professora: Luciene 
Turma: 8.º EJA 
Semana 9 – Aula 08 – Dia: 13 / 07 / 2020 
Tema: A cidadania enfocando os valores morais e éticos 

O B S E R V A Ç Ã O:

Não precisa copiar o texto.
- Copie apenas o exercício no seu caderno.
- Não será preciso enviar foto do exercício respondido, pois você deverá respondê-lo no formulário que se encontra nesta postagem.
- Após responder ao questionário, clique em ENVIAR.


LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO

A cidadania enfocando os valores morais e éticos


Isso é certo ou errado? Bom ou ruim? Devo ou não devo? Provavelmente você já deve ter feito alguma dessas perguntas na hora de tomar uma decisão ou fazer uma escolha. Essas perguntas permeiam a reflexão sobre dois termos: ética e moral. É muito comum esses termos serem confundidos como se significassem a mesma coisa. Embora estejam relacionados entre si, moral e ética são conceitos distintos. 

A ética questiona, por exemplo, o que é o bem e o mal; quais situações são consideradas certas e quais são consideradas erradas; o que é justo e o que é injusto etc. 

Diariamente, encontramos problemas éticos e morais. Esses dois elementos definem a personalidade, atitude e comportamento de uma pessoa. 

A moral pode ser definida como o conjunto de regras aplicados no cotidiano e que são utilizadas constantemente por cada cidadão. Tais regras orientam cada indivíduo que vive na sociedade, norteando os seus julgamentos sobre o que é certo ou errado, moral ou imoral, e as suas ações. 

A reflexão ética leva as pessoas à ação moral, ou seja, ao ato de livre escolha. Ela orienta a prever as possíveis consequências, a avaliá-las e a decidir pelo caminho mais adequado. Além de levar a pensar naquilo que poderia ou deveria ser e o que é agora.

EXERCÍCIOS SOBRE CIDADANIA
Entrega até o dia 20 / 07 / 2020

Responda ao questionário e não esqueça de clicar em ENVIAR:
Bons estudos
Post Anterior Próximo Post
Sem Comentário
Adicione seu Comentário
comment url