O que são Tecnologias Digitais e qual a sua importância - Atividades de Artes para o 8.º EJA

Tecnologias Digitais

EMEFEM Luiz Joaquim dos Santos 
Componente Curricular: Artes 
Professora: Luciene 
Turma: 8.º EJA 
Semana 10 – Aula 09 – Dia: 20 / 07 / 2020 
Tema: Tecnologias Digitais 

O B S E R V A Ç Ã O:

- Não precisa copiar o texto.
- Copie apenas o exercício no seu caderno.
- Não será preciso enviar foto do exercício respondido, pois você deverá respondê-lo no formulário que se encontra nesta postagem.
- Após responder ao questionário, clique em ENVIAR.


LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO

O que são Tecnologias Digitais e

qual a sua importância para a Educação? 


A tecnologia vem transformando o nosso dia a dia e com a educação não poderia ser diferente: a tecnologia educacional é uma ferramenta que está ao nosso favor na atualização dos mecanismos de ensino. 

As novas tecnologias estão cada vez mais presentes nas nossas vidas e hoje não “sabemos” mais viver sem elas. O uso da tecnologia digital na educação em sala de aula e em casa contribui enormemente para o engajamento dos estudantes. 

A tecnologia facilita a transmissão da informação, mas o papel do professor continua sendo fundamental na escolha e na correta utilização dos softwares e aplicativos a fim de auxiliar o aluno a resolver problemas e a realizar tarefas que exijam raciocínio e reflexão. 

Quando falamos em tecnologias digitais vem logo a nossa mente: celular, notebook, computador etc., não é mesmo? Porém, as tecnologias digitais vão além disso. 

O uso dos recursos tecnológicos podem ser ferramentas importantes na aprendizagem dentro da escola ou em casa em qualquer modalidade de ensino. 

Temos uma diferença entre Tecnologia e Tecnologia Digital: tecnologia refere-se a modernidade e inovação melhorias e tecnologia digital é tudo que envolve computação, programação, equipamentos eletrônicos. Ou seja, celulares, computadores, notebooks, ipads, tablets, lousa digital etc.

O acesso a obras de arte por meio da internet é acessível a todos, a exemplo do Museu Nacional: site do Museu Nacional do Rio de Janeiro , nos dá a oportunidade de visitarmos o museu pelo celular ou computador sem precisar ir ao Rio de Janeiro para isso. 

Aqui: Museu Nacional (clique para ver), podemos ouvir, ver e “andar” virtualmente dentro do museu e conhecer o prédio e os artefatos nele expostos. 

Outra oportunidade de ficarmos perto das Artes, é através de sites que contribuem para a cultura musical, teatral, visual etc. No site Itaú Cultural (clique para mais detalhes) você pode participar e ver muita coisa relacionada às Artes como musicais, peças de teatro etc. 

Podemos ter acesso a bibliotecas digitais, tal qual como neste site: Domínio Público (acesse para ver o acervo da biblioteca). No site Domínio Público do Ministério da Educação você terá acesso a vários livros e teses. 

No ensino-aprendizagem, as tecnologias digitais são primordiais e muito importantes para as aulas, pois, por meio delas, podemos aprender e apreender vários assuntos. No nosso componente curricular de Artes, por exemplo, estamos vendo nossas aulas por meio de um blog e do Whatsapp, os quais nos auxiliam bastante. 

Por isso e muito mais, as tecnologias digitais são um trunfo para ser usado por todos nós em casa, como também na escola, para aprender e daí a sua grande importância para a educação.

EXERCÍCIOS SOBRE TECNOLOGIAS DIGITAIS
Entrega até o dia 27 / 07 / 2020

Responda ao questionário e não esqueça de clicar em ENVIAR:
Bons estudos
Post Anterior Próximo Post
Sem Comentário
Adicione seu Comentário
comment url