Cidadania: Direitos e Deveres no âmbito Escolar e Familiar - Atividades de Artes para o 8.º EJA

Cidadania: Direitos e Deveres no âmbito Escolar e Familiar

EMEFEM Luiz Joaquim dos Santos
Componente Curricular: Artes  
Professora: Luciene
Turma: 8.º EJA
Semana 8 – Aula 07 – Dia: 06 / 07 / 2020
Tema: Cidadania: Direitos e Deveres no âmbito Escolar e Familiar

O B S E R V A Ç Ã O:

- Não precisa copiar o texto.
- Copie apenas o exercício no seu caderno.
- Não será preciso enviar foto do exercício respondido, pois você deverá respondê-lo no formulário que se encontra nesta postagem.
- Após responder ao questionário, clique em ENVIAR.


LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO

Cidadania: Direitos e Deveres no âmbito Escolar e Familiar


Você vive isolado do mundo e das pessoas, fazendo o que quer, na hora em que bem entende? Provavelmente não, certo? Mesmo sem perceber, você já sabe o que é cidadania: é o conjunto de direitos e deveres exercidos por uma pessoa que vive em sociedade. A cidadania é justamente essa relação de respeito com o lugar em que a gente vive e as pessoas que fazem parte dele. 

Os direitos são os benefícios que uma pessoa possui. Nós temos o direito à vida, direito à educação, direito de ser respeitado, etc. Os direitos existem para que cada um de nós tenha uma vida digna e decente. 

Já os deveres são as obrigações que devemos cumprir para vivermos em sociedade. São deveres nossos: respeitar pai e mãe, tratar todos com boa educação, cuidar dos lugares em que vivemos, etc. Os deveres existem para organizar a vida em comunidade. Em casa, na escola, na rua – em qualquer lugar a gente vai encontrar regras, o que pode ser feito e o que não pode. Sem essas regras a convivência ficaria impossível. 

Um cidadão consciente é aquele que não se preocupa só com seus direitos, mas com os direitos das pessoas com quem convivem em sua casa, na sua vizinhança, no seu bairro, na sua cidade, etc. Ele luta para que todos tenham seus direitos respeitados. Para alcançar esses direitos, o cidadão consciente pode criar associações de moradores, ser voluntário em projetos sociais, ajudar como puder as pessoas com quem convive. 

A cidadania na escola 


A escola tem um papel valioso na construção do perfil do verdadeiro cidadão e vai muito além das práticas da sala de aula. É responsável por levar os sujeitos envolvidos a perceberem sua importância na vida do outro, suas responsabilidades diante do mundo e as capacidades que deve desenvolver para exercitar essas práticas no decorrer da vida. 

Valores que podem ser considerados como principais para a formação da cidadania na escola:

- Participação;

- Cooperação;

- Sinceridade;

- Perdão;

- Respeito;

- Diálogo;

- Solidariedade;

- Não agredir;

- Bondade.

A cidadania na família


A família pode e deve ser um ambiente no qual desabroche a cidadania. É a instituição mais importante onde a criança está inserida, sendo ela responsável pelo cuidado e plena formação deste cidadão. É na família que ela encontrará apoio para se desenvolver nos aspectos cognitivo, social, entre outros.

Valores que podem ser considerados como principais para a formação da cidadania na família:

- Ajuda e cooperação;

- Economia;

- Respeito;

- Não agredir;

- Diálogo;

- Sinceridade.

EXERCÍCIOS SOBRE CIDADANIA
Entrega até o dia 13 / 07 / 2020

Responda ao questionário e não esqueça de clicar em ENVIAR:
Bons estudos
Post Anterior Próximo Post
Sem Comentário
Adicione seu Comentário
comment url