A Festa Junina retratada na Arte Brasileira - Atividades de Artes para o 8.º EJA

A Festa Junina retratada na Arte Brasileira

EMEFEM Luiz Joaquim dos Santos
Componente Curricular: Artes
Professora: Luciene
Turma: 8.º EJA
Semana 6  – Aula 06 – Dia: 22 / 06 / 2020
Tema: Cultura Nordestina – Festas Juninas



O B S E R V A Ç Ã O:

- Copie todo o texto e o exercício no seu caderno.
- Não será preciso enviar foto do exercício respondido, pois você deverá respondê-lo no formulário que se encontra nesta postagem.
- Após responder ao questionário, clique em ENVIAR.

LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE ARTES PLÁSTICAS

A Festa Junina retratada na Arte Brasileira 


A Festa Junina é muito retratada na Arte Brasileira com seus símbolos juninos: fogueira, bandeirinhas, quadrilha, balões, casamento matuto, fogos, arraial, mastro de São João, pau de sebo, comidas típicas, música, dança, simpatias, alegria etc., e vários artistas se inspiraram na criação de inúmeras obras de arte maravilhosas. 

Foi pelas mãos de importantes pintores brasileiros que o colorido dos balões, bandeirinhas, fogueiras e quadrilhas foram eternizados em quadros que cativam e emocionam. Confira abaixo como as festas juninas foram retratadas na arte brasileira:

1 - Alberto da Veiga Guignard

O pintor Alberto Guignard é conhecido pelas suas pinturas de paisagens mineiras que enfatizam balões de São João pairando pelo céu. 

2 - Alfredo Volpi

O pintor ítalo-brasileiro Alfredo Volpi é considerado como um dos artistas mais importantes da segunda geração do modernismo.

3 - Cândido Portinari

Um dos mais importantes artistas brasileiros, Cândido Portinari também se inspirou nas cenas populares das festas juninas.

4 - Anita Malfatti

Uma das grandes representantes do movimento modernista brasileiro, Anita Malfatti não se prendia às técnicas acadêmicas pois buscava uma arte livre.

5 - Di Cavalcanti

Emiliano Di Cavalcanti é mais um artista à frente da Semana Moderna de 22 que pintou cenários rurais e populares, muitas vezes festivos.

Artes plásticas e festa junina

ARTISTAS PARAIBANOS


1 - Clóvis Júnior

Dado o viés artístico que desenvolveu ao longo de 30 anos de carreira, o paraibano Clovis é atualmente um dos grandes nomes da arte no Brasil. 

2 - Adriano Dias

Adriano Dias é um nome de referência no estilo “Naif”, um artista visual, autodidata. Seu trabalho aborda cenas do cotidiano nordestino, mesclando elementos da religiosidade, imaginário infantil e festejos populares.

Artes plásticas e festa junina

EXERCÍCIOS SOBRE ARTES PLÁSTICAS
Entrega até o dia 29 / 06 / 2020

Responda ao questionário e não esqueça de clicar em ENVIAR:

Bons estudos
Post Anterior Próximo Post
Sem Comentário
Adicione seu Comentário
comment url