tecnologias digitais

EMEFEM Luiz Joaquim dos Santos 
Componente Curricular: Artes 
Professora: Luciene 
Turma: 8.º EJA 
Semana 11 – Aula 10 – Dia: 27 / 07 / 2020 
Tema: Tecnologias Digitais 

O B S E R V A Ç Ã O:

- NÃO precisa copiar o texto.
- C O P I E o exercício no seu caderno.
- Não será preciso enviar foto do exercício respondido, pois você deverá respondê-lo no formulário que se encontra nesta postagem.
- Após responder ao questionário, clique em ENVIAR.

LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO

A importância das Tecnologias Digitais 


- Tecnologia 

O termo tecnologia vem do grego "tekhne" que significa "técnica, arte, ofício" juntamente com o sufixo "logia" que significa "estudo". É um termo abrangente, mas que podemos definir como um conjunto de técnicas, processos, métodos, meios e instrumentos de um ou mais domínios das atividades humana. É uma aplicação prática do conhecimento científico em diversas áreas e setores da sociedade. 

Ou seja, são Tecnologias:
tecnologias digitais
tecnologias digitais

- Tecnologia Digital 

São equipamentos eletrônicos que baseiam seu funcionamento em uma lógica binária. Todas as informações (dados) são processadas e guardadas a partir de dois valores lógicos (0 e 1). Digital deriva de dígito, do latim “digitus”, que significa dedo. 

Ou seja, é Tecnologia Digital: 

tecnologias digitais

- Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) 

As TDICs (Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação), assim como as TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação), dizem respeito a um conjunto de diferentes mídias, diferenciando-se pela presença das tecnologias digitais. 

Ou seja, tudo isso são TICs:
tecnologias digitais
Mas só estas são TDICs:

tecnologias digitais

- Diferença entre TICs e TDICs 

As TICs englobam as TDICs, portando a tecnologia digital é uma particularidade das TICs, e a diferença entre elas é que uma é mais ampla como no caso da tecnologia da informação e comunicação e a outra é uma fatia desta. A sigla TIC é referente então a um meio de tecnologia focada na produção de informação e comunicação. 

Ou seja, TV, rádio, materiais impressos, quadro de giz, quadro branco, livros, caderno, lápis, pendrive, máquina fotográfica, CDs e DVDs, cartas e e-mails, jornal, computador, notebook, tablet, celular etc, tudo isso são TICs. 

Já as TDICs são computador, notebook, tablet, celular, tudo que podemos acessar pela internet. 

CONCLUINDO

As TDICs podem contribuir para valorizar e desenvolver a aprendizagem autônoma, a formação permanente, a pesquisa, o debate, a discussão, o diálogo, o registro e compartilhamento de documentos, a elaboração de trabalhos, a construção da reflexão (pessoal e coletiva), a construção do conhecimento. Assim, as TDICs são recursos para contribuir com a qualidade nas propostas de ensino e aprendizagem. 

EXERCÍCIOS SOBRE TECNOLOGIAS DIGITAIS
Entrega até o dia 03 / 08 / 2020

Responda ao questionário e não esqueça de clicar em ENVIAR:


Bons estudos