Setembro Amarelo: seja a ajuda que o outro precisa - Atividades de Artes para o 8.º EJA
EMEFEM Luiz Joaquim dos Santos
Componente Curricular: Artes
Professora: Luciene Castor Dantas Quintão
Turma: 8.º EJA
Semana 19 – Aula 17 – Dia: 21 / 09 / 2020
Tema: Setembro Amarelo
O B S E R V A Ç Õ E S:
- NÃO precisa copiar o texto no caderno.
- C O P I E os Exercícios para a correção no seu caderno a fim de verificar seus acertos e erros.
- Não será preciso enviar foto do exercício respondido, pois você deverá respondê-lo no formulário que se encontra nesta postagem. Porém, caso não consiga preencher o formulário e enviar, tire foto do exercício e envie no meu privado.
- Após responder ao questionário, clique em ENVIAR.
A campanha do Setembro Amarelo surgiu com o intuito de conscientizar a população acerca da importância de falar sobre o suicídio de jovens e adultos.
A campanha Setembro Amarelo foi criada em 2014 por uma iniciativa do Centro de Valorização da Vida (CVV), uma ONG voltada à prevenção e apoio emocional em relação ao suicídio (Voluntários ficam à disposição 24 horas para oferecer atendimento pelo telefone 188 ou pelo chat online no site. O atendimento é anônimo e realizado por voluntários que guardam sigilo. Se precisar, não hesite em buscar ajuda.), em parceria com o Conselho Federal de Medicina e a Associação Brasileira de Psiquiatria.
No Brasil, a faixa etária mais preocupante engloba jovens entre 15 e 25 anos, por isso sugere-se que a prevenção comece ainda na infância. Nesse sentido, a escola tem uma significativa parcela de responsabilidade nesse processo.
Vale lembrar que o trabalho de prevenção ao suicídio, em escolas e no ambiente familiar, dever ser contínuo. Afinal, as questões que podem levar um jovem a suicidar-se não surgem de um dia para o outro. Questões como bullying e cyberbullying, depressão, relações familiares conturbadas, entre outras, podem estar na raiz do problema.
Ao perceber os fatores de risco, tente estabelecer uma relação de confiança, buscando ouvir a pessoa sem expressar julgamentos ou opiniões. Demonstre interesse em ajudar e permita que ela relate seus sentimentos. Em casos mais graves, é importante não deixar a pessoa sozinha, contatar seus familiares e amigos e encorajá-la a buscar ajuda profissional.
Componente Curricular: Artes
Professora: Luciene Castor Dantas Quintão
Turma: 8.º EJA
Semana 19 – Aula 17 – Dia: 21 / 09 / 2020
Tema: Setembro Amarelo
O B S E R V A Ç Õ E S:
- NÃO precisa copiar o texto no caderno.
- C O P I E os Exercícios para a correção no seu caderno a fim de verificar seus acertos e erros.
- Não será preciso enviar foto do exercício respondido, pois você deverá respondê-lo no formulário que se encontra nesta postagem. Porém, caso não consiga preencher o formulário e enviar, tire foto do exercício e envie no meu privado.
- Após responder ao questionário, clique em ENVIAR.
TEXTO NORTEADOR
Leitura e Interpretação Textual
Sim à vida: Setembro Amarelo
A campanha do Setembro Amarelo surgiu com o intuito de conscientizar a população acerca da importância de falar sobre o suicídio de jovens e adultos.
O que é o Setembro Amarelo?
A campanha Setembro Amarelo foi criada em 2014 por uma iniciativa do Centro de Valorização da Vida (CVV), uma ONG voltada à prevenção e apoio emocional em relação ao suicídio (Voluntários ficam à disposição 24 horas para oferecer atendimento pelo telefone 188 ou pelo chat online no site. O atendimento é anônimo e realizado por voluntários que guardam sigilo. Se precisar, não hesite em buscar ajuda.), em parceria com o Conselho Federal de Medicina e a Associação Brasileira de Psiquiatria.
No Brasil, a faixa etária mais preocupante engloba jovens entre 15 e 25 anos, por isso sugere-se que a prevenção comece ainda na infância. Nesse sentido, a escola tem uma significativa parcela de responsabilidade nesse processo.
Vale lembrar que o trabalho de prevenção ao suicídio, em escolas e no ambiente familiar, dever ser contínuo. Afinal, as questões que podem levar um jovem a suicidar-se não surgem de um dia para o outro. Questões como bullying e cyberbullying, depressão, relações familiares conturbadas, entre outras, podem estar na raiz do problema.
Como ajudar uma pessoa que pensa em suidício
Ao perceber os fatores de risco, tente estabelecer uma relação de confiança, buscando ouvir a pessoa sem expressar julgamentos ou opiniões. Demonstre interesse em ajudar e permita que ela relate seus sentimentos. Em casos mais graves, é importante não deixar a pessoa sozinha, contatar seus familiares e amigos e encorajá-la a buscar ajuda profissional.