Inclusão social - Atividades de Artes para o 8.º EJA

Inclusão social

EMEFEM Luiz Joaquim dos Santos
Componente Curricular: Artes
Professora: Luciene Castor Dantas Quintão
Turma: 8.º EJA
Semana 26 – Aula 22 – Dia: 09 / 11 / 2020
Tema: Inclusão Social

O B S E R V A Ç Õ E S:
- Dia 02/11 (Dia de Finados) não houve aula.
NÃO precisa copiar o texto no caderno, mas C O P I E os Exercícios para a correção no seu caderno a fim de verificar seus acertos e erros.
- Não será preciso enviar foto do exercício respondido, pois você deverá respondê-lo no formulário que se encontra nesta postagem. Porém, caso não consiga preencher o formulário e enviar, tire foto do exercício e envie no meu privado.
- Após responder ao questionário, clique em ENVIAR.

TEXTO NORTEADOR 

Inclusão Social


O termo Inclusão social é utilizado ao fazer referência à inserção de pessoas com algum tipo de deficiência às escolas de ensino regular e ao mercado de trabalho, ou ainda a pessoas consideradas excluídas, que não tem as mesmas oportunidades dentro da sociedade, por motivos como: 

- Condições socioeconômicas; 
- Gênero (homem, mulher), homossexual; 
- Etnia (Raça); 
- Falta de acesso a tecnologias (exclusão digital). 

O processo de inclusão social de pessoas com necessidades especiais tornou-se efetivo a partir da DECLARAÇÃO DE SALAMANCA que foi uma Conferência Mundial sobre Necessidades Educacionais Especiais em 1994, respaldada pela Convenção dos Direitos da Criança (1988) e da Declaração sobre Educação para Todos (1990). 

Os projetos de inclusão social de maior repercussão, depois da Lei de Salamanca, são os seguintes: 

- O processo de inclusão das pessoas com necessidades educacionais especiais nas escolas de ensino regular, 
- A inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho nas empresas com mais de cem funcionários (2% das vagas) 
- O sistema de cotas para negros, índios e estudantes egressos da escola pública nas universidades. 

A inclusão social, em suas diferentes faces, é efetivada por meio de políticas públicas, que além de oficializar, devem viabilizar a inserção dos indivíduos aos meios sociais. Para isso, é necessário que sejam estabelecidos padrões de acessibilidade nos diferentes espaços (escolas, empresas, serviços públicos), assim como é necessário o investimento em formação inicial e continuada dos profissionais envolvidos no processo de inclusão, principalmente dos professores.

EXERCÍCIOS SOBRE INCLUSÃO SOCIAL
Entrega até o dia 16 / 11 / 2020

Responda ao questionário e não esqueça de clicar em ENVIAR:

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