Inclusão social - Atividades de Artes para o 8.º EJA
EMEFEM Luiz Joaquim dos Santos
Componente Curricular: Artes
Professora: Luciene Castor Dantas Quintão
Turma: 8.º EJA
Semana 26 – Aula 22 – Dia: 09 / 11 / 2020
Tema: Inclusão Social
O termo Inclusão social é utilizado ao fazer referência à inserção de pessoas com algum tipo de deficiência às escolas de ensino regular e ao mercado de trabalho, ou ainda a pessoas consideradas excluídas, que não tem as mesmas oportunidades dentro da sociedade, por motivos como:
- Condições socioeconômicas;
- Gênero (homem, mulher), homossexual;
- Etnia (Raça);
- Falta de acesso a tecnologias (exclusão digital).
O processo de inclusão social de pessoas com necessidades especiais tornou-se efetivo a partir da DECLARAÇÃO DE SALAMANCA que foi uma Conferência Mundial sobre Necessidades Educacionais Especiais em 1994, respaldada pela Convenção dos Direitos da Criança (1988) e da Declaração sobre Educação para Todos (1990).
Os projetos de inclusão social de maior repercussão, depois da Lei de Salamanca, são os seguintes:
- O processo de inclusão das pessoas com necessidades educacionais especiais nas escolas de ensino regular,
- A inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho nas empresas com mais de cem funcionários (2% das vagas)
- O sistema de cotas para negros, índios e estudantes egressos da escola pública nas universidades.
A inclusão social, em suas diferentes faces, é efetivada por meio de políticas públicas, que além de oficializar, devem viabilizar a inserção dos indivíduos aos meios sociais. Para isso, é necessário que sejam estabelecidos padrões de acessibilidade nos diferentes espaços (escolas, empresas, serviços públicos), assim como é necessário o investimento em formação inicial e continuada dos profissionais envolvidos no processo de inclusão, principalmente dos professores.
Professora: Luciene Castor Dantas Quintão
Turma: 8.º EJA
Semana 26 – Aula 22 – Dia: 09 / 11 / 2020
Tema: Inclusão Social
O B S E R V A Ç Õ E S:
- Dia 02/11 (Dia de Finados) não houve aula.
- Dia 02/11 (Dia de Finados) não houve aula.
- NÃO precisa copiar o texto no caderno, mas C O P I E os Exercícios para a correção no seu caderno a fim de verificar seus acertos e erros.
- Não será preciso enviar foto do exercício respondido, pois você deverá respondê-lo no formulário que se encontra nesta postagem. Porém, caso não consiga preencher o formulário e enviar, tire foto do exercício e envie no meu privado.
- Após responder ao questionário, clique em ENVIAR.
- Não será preciso enviar foto do exercício respondido, pois você deverá respondê-lo no formulário que se encontra nesta postagem. Porém, caso não consiga preencher o formulário e enviar, tire foto do exercício e envie no meu privado.
- Após responder ao questionário, clique em ENVIAR.
TEXTO NORTEADOR
Inclusão Social
O termo Inclusão social é utilizado ao fazer referência à inserção de pessoas com algum tipo de deficiência às escolas de ensino regular e ao mercado de trabalho, ou ainda a pessoas consideradas excluídas, que não tem as mesmas oportunidades dentro da sociedade, por motivos como:
- Condições socioeconômicas;
- Gênero (homem, mulher), homossexual;
- Etnia (Raça);
- Falta de acesso a tecnologias (exclusão digital).
O processo de inclusão social de pessoas com necessidades especiais tornou-se efetivo a partir da DECLARAÇÃO DE SALAMANCA que foi uma Conferência Mundial sobre Necessidades Educacionais Especiais em 1994, respaldada pela Convenção dos Direitos da Criança (1988) e da Declaração sobre Educação para Todos (1990).
Os projetos de inclusão social de maior repercussão, depois da Lei de Salamanca, são os seguintes:
- O processo de inclusão das pessoas com necessidades educacionais especiais nas escolas de ensino regular,
- A inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho nas empresas com mais de cem funcionários (2% das vagas)
- O sistema de cotas para negros, índios e estudantes egressos da escola pública nas universidades.
A inclusão social, em suas diferentes faces, é efetivada por meio de políticas públicas, que além de oficializar, devem viabilizar a inserção dos indivíduos aos meios sociais. Para isso, é necessário que sejam estabelecidos padrões de acessibilidade nos diferentes espaços (escolas, empresas, serviços públicos), assim como é necessário o investimento em formação inicial e continuada dos profissionais envolvidos no processo de inclusão, principalmente dos professores.