Inclusão social - Atividades de Artes para o 8.º EJA

 Inclusão social


EMEFEM Luiz Joaquim dos Santos
Componente Curricular: Artes
Professora: Luciene Castor Dantas Quintão
Turma: 8.º EJA
Semana 26 – Aula 22 – Dia: 09 / 11 / 2020
Tema: Inclusão Social

EXERCÍCIOS SOBRE INCLUSÃO SOCIAL
Entrega até o dia 16 / 11 / 2020

Responda:

1.º) Relacione o que facilita a inserção de pessoas com deficiência físicas na escola (acessibilidade):

 

(   1   ) cegos

a) (   3   ) rampas

(   2   ) surdos

b) (   1   ) Braile

(   3   ) cadeirantes

c) (   2   ) Libras

 

2.º) O que é inclusão social? Quais os motivos da inclusão social?

O termo Inclusão Social é utilizado ao fazer referência à inserção de pessoas com algum tipo de deficiência às escolas de ensino regular e ao mercado de trabalho, ou ainda a pessoas consideradas excluídas, que não tem as mesmas oportunidades dentro da sociedade, por motivos como: Condições socioeconômicas; Gênero (homem, mulher), homossexual; Etnia (Raça); Falta de acesso a tecnologias (exclusão digital). 

3.º) Quando se tornou efetivo o processo de inclusão social de pessoas com necessidades especiais? O que foi a Declaração de Salamanca?

O processo de inclusão social de pessoas com necessidades especiais tornou-se efetivo a partir da DECLARAÇÃO DE SALAMANCA que foi uma Conferência Mundial sobre Necessidades Educacionais Especiais em 1994, respaldada pela Convenção dos Direitos da Criança (1988) e da Declaração sobre Educação para Todos (1990). 

4.º) Quais são os principais projetos de inclusão social?

Os projetos de inclusão social de maior repercussão, depois da Lei de Salamanca, são os seguintes: O processo de inclusão das pessoas com necessidades educacionais especiais nas escolas de ensino regular; A inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho nas empresas com mais de cem funcionários (2% das vagas); O sistema de cotas para negros, índios e estudantes egressos da escola pública nas universidades. 

5.º) O que é acessibilidade? Dê exemplos:

Acessibilidade são condições e possibilidades de alcance. Exemplo: rampas, calçadas para cadeirantes, barra de metal nos prédios e etc.

 

6.º) Em sua opinião porque deve haver a inclusão de pessoas com necessidades educacionais especiais nas escolas de ensino regular?

A inclusão de pessoas com necessidades educacionais especiais nas escolas de ensino regular é imensamente necessária para não ocorrer a exclusão social. Os alunos que não possuem necessidades educacionais especiais devem aprender à conviver com diferenças em seu meio.

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